CHRISTIAN GOTHIC

CHRISTIAN GOTHIC

quarta-feira, 11 de abril de 2012

GOTICISMO GERAL SECULAR PARTE 2 (INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO))

AQUI OUTRA MATÉRIA SOBRE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO PARA LEIGOS E PARA RECICLAGEM DO CONHECIMENTO NO QUE TANGE AO GOTICISMO SECULAR, FONTE= CATEDRAL- O MELHOR DO GÓTICO- CONTEÚDO- ORIGEM DO ESTILO= PÁGINA:
HTTP://WWW.ANGELFIRE.COM/CT/CATEDRAL/ESTILO.HTML
BÁSICO ESPLANADO, AQUI A MATÉRIA=
Origem do Estilo=
O termo gótico é proveniente de uma das tribos germânicas da antiguidade chamada Godos. Esse termo referia-se á todos os tipos de manifestações executadas por parte deste povo, não apenas num contexto artistico, mas como denominação histórica.
Futuralmente, sua técnicas e visões estruturalistas espalharam-se pelo velho mundo. mais precisamente durante a Idade Média, onde o estilo sedimentou-se. A partir daí, toda uma concepção mesclada aos interesses religiosos e artísticos toma verdadeiro impulso.
Na arquitetura, a primeira catedral gótica foi construida em Ille de France (França). Houve por todo o periodo medieval e em todas as culturas, a predominância desse estilo.
Duas das grandes caracteristicas arquitetônicas eram os arcos ogivais e as perspectivas verticais.
 Nas artes (principalmente pintura, escultura, adornos e vitrais), o estilo foi amplamente executado, ams tendia a enfocar situações de aspectos religiosos. A escultura direcionava-se principalmente aos pórticos das igrejas, onde cenas biblicas eram exaustivamente retratadas. Os adornos de origens bastante suntuosas eram , em primeiro piano, direcionados ás vestimentas e decorações ambientais eclesiásticas.
Na pintura temo um artista de grande projeção dentre outros: Hyeronimmus Boseh. Um dos temas principais de seus quadros era a origem do homem, seus atos enquanto estivesse na terra e o que estes atos propiciariam em sua vida aós morte. vale ressaltar que sua visão desta passagem era bastante sombria no sentido de que o homem é intrinsecamente pecador, o que o faz ser merecedor do inferno. Seu quadro de maior projeção é o Jardim das Delicias( Garden of Delight), um triptico em que a primeira parte retrata o homem em comunhão com Deus. Porém o conhecimento ou "mal" já estava presente do Édem, representado pela figura da coruja, simbolo da alquimia. O segundo enfoque é o homem e sua vida mundana, em que seus desejos e atitudes são representados de formas simbólicas, enfocando quase sempre o aspecto pecaminoso. O terceiro ato representa o inferno, onde os tormentos são inomináveis. Há um enigma curioso nesta parte do quadro trata-se de um ovo partido com o rosto de um homem a nos encarar, o nos dá a sensação de uma sendo feita: "É isto mesmo que você quer?".
Alguns historiadores e pesquisadores intuem que esse rosto é do próprio Bosch.
Temos neste grande mestre da pintura um dos precurssores do expressionismo, corrente artistíca que retrata o homem, seus conflitos e momentos de forma desesperada e caótica.
A música produzida e executada na época divide-se em cinco segmentos e um apêndice.
1- O Nascimento da era Cristã:
Tem o seu inicio caracterizado pelos Cantos Bizantinos, onde a estrutura de composição se  distinguia pelas execuções apenas vocais, o uso dos instrumentos eram reservados á música pagã do teatro. As línguas utilizadas limitavam-se á duas: Grego ou Árabe. A principal obra desse período são as Confissões de Santo Agostinho. A predominância vocal era de escalas femininas.
2- O Reino dos Cantos Gregorianos:
Execuções vocais de escalas masculinas. Composições direcionadas aos rituais da Igreja Católica.
3- A Era do Cortejo   Amoroso:
Tem sua origem nos cantos dos Trovadores, que eram uma espécie de mensageiros poetas entre as aldeias medievais, cuja principal função era divulgar as noticias ocorridas em cada lugarejo: paralelamente as canções de Amor. Essas composições foram batizadas como Canso.
As principais composições do período são as Cantigas de Santa Maria, Carmina Burana (fim do século XIII e início do século XVI) e as músicas de Amor (The Minnesang): Em grande parte originária da Arte dos Trovadores, continua até bem após estes desaparecerem e é perpetuado até  início da Renascença.
4-A Origem das Polifonias:
Contrário ao que é frequentemente imaginado, não há nada que prove que so cantos Polifônicos (que consistem em duas linhas melódicas independentes-Diafonia-ou mais, em oposição ao Canto Gregoriano) sejam invenção Européia, pois foi encontrado em outras numerosas civilizações.
5- As Novas Artes e o século XVI:
Foram oficializadas em torno de 1323 com o Tratado Ars Nova Musicae, escrito por Philipe De Vitry, o futuro Bispo de Meaux. Essa classificação oi dada principalmente a toda música produzida na França e Itália durante o século XVI.
6- Apêndice:
O nascimento da Renascença.
Essas formas de expressão são rechaçadas no período que se segue á Idade Média, a Renascença, e depois retomadas de forma revisitada no Romantismo, onde o gosto pelo sobrenatural e a visão melancólica do mundo norteiam as muitas expressões aí produzidas.
Autores como Coleridge, Emily Bronte, Wardsworth, Goethe, Willian Blake, Edgard Allan Poe, entre outros, exploram muito estes aspectos.
Estas manifestações novamente revisitadas desemboçam no movimento expressionista alemão, principalmente no tocante ao cnema e teatro, este último tendo como representante máximo a companhia teatral deMax Reinhardt. No cinema expressionista, a visão sombria do mundo, a técnica de variação do claro-escuro, os enfoques direcionados ao sobrenatural e a Welshantung (visão de  mundo) alemã criam uma caracteristica toda própria no cinema alemão, sem que haja comparativo em produções realizadas em outros países. Clássicos como "O Gabinete do Dr. Caligari", "Nosferatu", "Metrópolis", "A Morte Cansada" (entre outros) definem a estética do que será o que conhecemos como padrão comportamental e visual da vertente gótica contemporânea. Nossos eternos agradecimentos a Fritz lang, Robert Weine, Murnau e todos os artistas que desenvolvem estas características.
Não poderíamos excluir os criadores de outras áreas do expressionismo alemão, como a dança, onde destacamos Mary Wigman, Joseph Laban e  Pina Baush.. E também na  pintura, onde Paul Klee, Kandinsky e mutos outros nos  presenteiam com suas habilidades artísticas.
Assim como a URSS passa do Feudalismo ao Socialismo daremos agora uma pequena pausa nos aspectos históricos e desembocaremos nos anos 70, principalmente em Londres 1976.
A Inglaterra sempre foi um país onde o tradicionalismo esteve muito presente nas características sociais do povo. O eterno rechaçamento às drogas, ao homossexualismo, e ás demais posturas consideradas socialmente marginais, atingiram um grau tão grande de rejeição, que nesse período um grande fluxo de cárater anarquista, herdado principalmente pela explosão Hippie dos anos 60, toma conta do cenário inglês. A explosiva banda de Rock Sex  Pistols e os "Outsiders", Viviane Westwood e Malcolm Macharen, fazem uma verdadeira revolução comportamental em tremos musicais e estéticos, originando-se à partir daí o que conhecemos como estilo Punk. Algo como uma chaleira em ebolução, que começa a  ferver com o surgimento dos Beatles e Rolling Stones, seguido de Iggy Pop and The Stooges, Velvet Underground e David Bowie.
Posteriormente ao surgimento do Punk, a tendência musical converge para um estilo que poderíamos classifcar de "Neo-Punk", ou ainda "Positive-Punk", ou ainda, como nossa mídia classificou, "Pós-Punk". Com uma sonoridade ainda pulsante e anárquica, utilizando aspectos sombrios e de introspeccção, junta-se com a concepção dos New Romantics do início dos Anos 80. Estabelece-se assim denifitivamente a estrutura do Estilo Gótico.
Na literatura e na escultura, o estilo gótico permaneceu inafetado. As mesmas concepções descrita acima  prosseguem dentro do estilo até os dias de hoje. Será feito, nos dois parágrafos seguintes, um breve resumo.
 Dentro da literatura, o estilo gótico transmite uma forma diferente de ver o mindo.
Uma enorme tristeza, a guerra interna, e a visão de certa forma patológica de encarar as coisas são presenças constantes da literatura gótica ( bem como na música).
Na escultura permaneceu o aspecto religioso. Ao gosto por catedrais góticas foi acrescentado o gosto por Mausoléus, ganhando uma participação do aspecto fúnebre.
Na segunda metade da década de 70, surgiu na Alemanha o gótico como estilo musical. As guitarras pulsantes do Rock mesclaram-se a ma nova maneira de cantar. Os  novos vocais incorporavam características de depressão, loucura, desespero, aspectos sobrios. Em  poucos anos o instrumental alemão mudou, ficando tão sombriu quanto os  vocais.
 Paralelamente, na Inglaterra, o punk mescla-se ás características das novas músicas alemães, criando bandas inesquecíveis como Joy Division, The Cure, Siouxsie and the Banshees, entre outros, criando o estilo denomindado "Pós-Punk".
Não podemos dizer que a Alemanha passou pelo pós-punk, visto que o punk foi chegar á Alemanha somente após o gótico. Enquanto a Inglaterra chegou ao gótico por vias pós-punks, com a influência alemã, foi na Alemanha que surgiram os primeiros focos do gótico como estilo musical.
A música britânica foi a primeira a ser  absorvida pela mídia brasileira, de fato, e a que  mais se faz presente em diversas danceterias no estilo, levando a errônia idéia de que a  origem do gótico estaria na Inglaterra.
Anos 70, o estilo Punk, é difundido pelo mundo. A luta por uma sociedade mais justa socio-economicamente, e a rebeldia são as caracteristicas mais marcantes dessa década no  contexto "underground". Assim como uma escola literária sempre se opõe à escola anterior,  os Anos 80 se opuseram ao Punk: não adiantaria lutar contra a sociedade, a sociedade, a rebeldia é substituida pela tristeza. O pós-punk surgiu do punk, mas se opondo a ele.
Surge então a Música Gótica num aspecto tão sombro quanto da segunda metade da década de 70 na Alemanha, mas incorporando aspectos mais tristes.
Surge o Etéreo (Ethereal), estilo de música com uma tristeza mais passiva que alemã. A lentidão no arranjo instrumental é uma das características mais marcantes desse estilo. Bandas como Cocteau Twins e Dead Can Dance expressam este estilo.
Paralelo ao surgimento do Ethereal, a tristeza é incorporada por demais bandas. A música eletrônica fica triste, sombria (exemplos: Clan of Xymox Depeche Mode), e as guitarras não soam mais com a mesma força, dando origem ao estilo chamado Gothic Rock (exemplos: Rosseta Stone, Bauhaus).
Surge o estilo chamado Eletro-Gótico. Sonoridade pulsante, ritmação pesada, e vocais sombrios são as principais caracteristicas desse novo estilo. Exemplos: Front 242 e Nitzer Ebb.
Ainda nos Anos 80, surge um estilo musical próximo ao Gótico, e consumido por quem curte Gótico. Trata-se do que a mídia classificou como Industrial. Uma ritmação pulsante, mais pesado que o Eletro-Gótico, com temas "loucos", são as principais caracteristicas deste estilo. Algumas bandas utilizam sucata para ser bateria. Não tão dançante quanto o gótico, mas com uma ritmação pulsante, no mínimo chama muto a atenção de quem ouve. Exemplos: Einsturzende Neubauten e Ministry.
 Com o final dos Anos 80 e inicio dos anos 90, o estilo pede força no Brasil, continuando porém muito forte nso EUA e Alemanha. O Industrial e o eletro-gótico ganham força no exterior. No Brasil, pessoas desinformadas chegam a confundí-lo com o tecno (argh!), e  classificam o gótico como algo do passado. Com certeza não possuem o conhecimento da quantidade de bandas neste estilo dos Anos 90, que  continuam fazendo sucesso no exterior, nem da quantidade de danceterias ainda existentes neste estilo.
Excelentes conjuntos musicais, que outrora pertencem ao estilo, cederam ao Pop, criando arranjos e letras que fogem á  concepção original, mas que mesmo assim muitos ainda os chamos de "góticos". Foram o caso das bandas Front 242(Techno), Siousxie and the Banshees e Cure , Gene Loves Jezebel, entre outros sofrido uma mesclagem com o Metal. Bandas como Paradise Lost e Type O Negative abraçaram esta tendência.
Muitos comentaristas de jornais e revistas escreveram ainda ter o tecno origem no eletro-gótico e no industrial. Só se consideram que todos tiveram origem no eletro-gótico e no industrial. Só se considerarmos que todos tiveram origem na discotheque, que foi o inicio da música eletrônica...
FIM DA MATÉRIA=  (EU ADRIANA)=
- MATÉRIA QUE CONSIDERO UMA ESPLANAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DA MÚSICA GÓTICA SECULAR ONDE ACHEI A MELHOR EXPLICAÇÃO FIEL AO QUE ACONTECE NA MÚSICA GÓTICA COM O PASSAR DO TEMPO, ESSA MATÉRIA SIMPLES, DIRETA E BÁSICA, ONDE NÃO HÁ RADICALISMOS ONDE GÓTICOS(AS) IMATUROS  NÃO DISCUTEM RADICALIDADES DE ESTILOS MUSICAIS, ESTILOS DE BANDAS SECULARES GÓTICAS, ESTILOS LITERÁRIOS SOMBRIOS, ESTILOS NA LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA VIDA GÓTICA ( VIDA GÓTICA PORQUE EXISTE VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E NÃO SUB-CULTURAIS, O ESTILO GÓTICO SENDO SECULAR E CRISTÃO SÃO AMPLOS;  POIS VEMOS QUE  EXISTE ESTILO ARTISTICO, HISTÓRICO, ARQUITETURA, ESCULTURA,ARTE TUMULAR, CINEMA, TEATRO, E UMA PARTICULARIDADE INDIVIDUAL ONDE GÓTICOS(AS) VIVEM EM LIBERDADE DE VIVÊNCIAS GÓTICAS, E NO MEU CASO VIVÊNCIAS GÓTICAS CRISTÃ,  QUE VOU DETALHAR AQUI NO BLOG EM MATÉRIAS MAIS PARA FRENTE, QUEIRA ACOMPANHAR, PORQUE AOS POUCOS VOU ESCREVENDO PARA A GLÓRIA DE DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário